sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Estatus Social

Olá leitores,
Me perdoem pela demora do post, meu pc não está cooperando comigo, dando problemas e mais problemas, e ainda provas de final de ano, fim do período da facul, acho que todos nós sabemos como é.
Mas estou aqui para postar sobre uma das coisas que mas me aborrecem, mas que necessitamos para viver, e para o mundo movimentar que é o estatus social.
Desde os primórdios homens das cavernas brigavam para quem iria ser o chefe, ou superior da tribo, lógico que sempre tem que haver um cabeça para guiar as pessoas, o tempo foi se passando e homens foram gostando de ter o poder nas mãos, e mais tarde surgiram os reis. Reis poderiam ser pessoas desde arrogantes e mal caráter, até homens que fizeram grandes feitos, com o surgimento dos reis surgiram também os que andavam com os reis, que eram os nobres, e é aí que surgiu o estatus social, que dividiu a sociedade e que divide até os tempos de hoje.
Definição de Estatus é a seguinte:
Estatus social em sociologia descreve a posição social que um indivíduo ocupa dentro de uma sociedade.
São todas aquelas coisas que compras,de muito valor para te ser sentir importante O estatus permite, nas relações interpersonales, saber o marco ou conjunto de comportamentos que se espera de ambos atores sociais. O estatus varia segundo o tempo e o grupo ao que se pertence. Uma pessoa durante sua vida pode ter vários estatus simultaneamente: Por exemplo uma mulher pode ser esposa, engenheira, filha e mãe ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo podem ser tão envolvente que determine a identidade social de umas pessoas independente dos outros estatus que possui.

Essa "superioridade" deu início ao que chamamos de classe dominante e classe dominada, o que é uma covardia, por que as classes mais baixas não tem os mesmos direitos que as classes mais nobres, como direito a educação de qualidade, saúde de qualidade, direitos comuns que deveriam ser de todos, são direcionados a pessoas que tem condições de pagar para obtê-los, para que ter estatus? Só pra dizer que é superior a outros? Talvez uma pessoa que não tenha nem metade do orgulho que outra tem e é mais feliz que o outro se fazendo de poderoso.
Não vim aqui protestar, sei que sempre foi necessário existir esse tipo de pessoa, pois servem como um referencial para pessoas de menos condição lutarem para conseguir chegar a aquela posição, o que muitos fazem de maneira errada tipo, roubando, matando, vendendo coisas ilícitas, etc. Então acho que tudo que acontece hoje em dia é necessário, mas ainda acho que todos deveriam ter direitos iguais, como também DEVERES IGUAIS. Hoje vi uma notícia na tv fiquei abalado, nos EUA nas escolas públicas de 100 crianças 6 no futuro entraram na faculdade, e de todos que entram na faculdade 40% só terminam, muito complicado isso, creio que a culpa não é só do governo, também é da sociedade por não cobrar.
Mas vamos fazer a diferença, afinal todos somos sonhadores, quem não sonha, não tem por que viver, ou seja, vive sem nenhuma expectativa, sonhe e seja muito feliz, não se importe com a arrogância do outro, ele cuida da vida dele.
Don't Worry, Be Happy (Não se preocupe, seja feliz) :D
Então vou indo caros leitores, logo logo estarei de volta com algum caso interessante, aguardem ^^'
Abraço a todos independente de classe social, cor, raça, religião etc...
e pras gatinhas aquele beijo lógico rsrs' ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário