domingo, 28 de novembro de 2010

Ansiedade Crônica - a doença do século XXI

Olá queridos leitores
Trago hoje informações de um sentimento natural do ser humano que pode se complicar, tornando-se uma doença que pode levar a sérias consequências, a ansiedade. Apesar de muitas pessoas sofrerem de ansiedade ela é natural, a ansiedade de saber que algo vai acontecer e ficar naquela expectativa, aquele sofrimento que só passa quando acontece, e as vezes o acontecimento até te decepciona, pois esperava que fosse algo muito maior, e passa tão rápido.

Roer unhas ou puxar os próprios cabelos (tricotilomania) podem ser apenas falta de vaidade ou simples manias. Mas pode ser que em vez de atos banais, podem ser indícios de que a pessoa sofre de ansiedade patológica, que é quando o indivíduo não encontra formas saudáveis de lidar com a ansiedade.

Segundo definição da psicóloga Luciana Nunes, “ansiedade é um estado caracterizado pelo medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito freqüentemente, asensação de que algo desagradável pode acontecer”.

Antes que você ache que, por sentir-se ansioso, ache que está precisando visitar um psicólogo, é importante dizer que a ansiedade é um estado normal. Todo mundo fica ansioso. Agora a forma como você lida com o estado de ansiedade é que pode ou não resultar num distúrbio.

“A situação de quem sofre de ansiedade é muito desagradável, motivo pela qual a ansiedade patológica pode mobilizar o comprometimento social da pessoa”, explica Luciana Nunes. Por isso, quando a pessoa não consegue lidar de forma saudável com os estados de ansiedade, é fundamental a procura de um psicólogo.
Um quadro de ansiedade pode se construir devido um fato na vida pessoal, como separação de um casal ou morte de uma pessoa querida. Se a pessoa não consegue elaborar essas situações graves de forma satisfatória e está tendo problemas por conta disso, a indicação é procurar um profissional que lhe ajude a lidar com esses fatos.

Um caso crônico recorrente de ansiedade, que afeta seriamente a vida da pessoa, pode ser diagnosticado como desordem de ansiedade. As mais comuns são: desordem generalizada de ansiedade, síndrome do pânico, desordem de ansiedade social, fobias, desordem obsessiva compulsiva e desordem do estresse pós-traumático. Estes são casos mais sérios de ansiedade, eu mesmo admito sou ansioso, mas acho que não chego a ter uma ansiedade crônica, meu caso é mais leve. Uma das consequências da ansiedade, principalmente se não for tratada, é evoluir para um quadro de depressão. Ansiosa, uma pessoa passa a evitar diversas situações e pode acabar perdendo a sociabilidade, podendo ocasionar num estado depressivo.

Então pessoal se vocês for ansioso ao extremo visitem um psicólogo e se tratem, pois pode se tornar um caso sério de depressão entre outras doenças, e ansiedade é a doença do século XXI, muitas pessoas sofrem com ela, só não admitem. Se cuidem e sejam felizes. 
Beeijos pras ansiosas, e abraço pros ansiosos 
;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário