sábado, 4 de dezembro de 2010

Números - A origem

Olá leitores
Final de semana, todo mundo louco pra acabar o ano logo, torcendo pra ganhar alguma coisa que presta no amigo secreto, e assim vai nosso dezembro. No final do ano é bom que você dá aquela pensada no que fez durante todo o ano, fica refletindo se ficou mais feio, ou deu uma melhoradinha, se fez tudo que planejou, essas coisas complicadas da vida, e tudo que a gente faz ou pensa acaba em números. Quanto gastar quanto tempo pra acontecer isso, quanto tempo levou aquilo... Os números comandam o mundo, e é por isso que eu estou na engenharia ^^'
Vou começar contando um pouco sobre números:

Os números que todos usamos (1, 2, 3, 4, 5, 6, etc) são chamados “números arábicos”, para os distinguirmos dos “números romanos” (I, II, III, IV, V, VI, etc).Os árabes popularizaram estes números, mas a sua origem remonta aos comerciantes fenícios que os usavam para contar e fazer a contabilidade comercial.

Mas alguma vez pensou por que motivo “1” significa "um", “2” significa "dois“, etc...?

Os números romanos são fáceis de compreender mas… Qual é a lógica que há por detrás dos números arábicos ou fenícios?
Muito simples:
Trata-se de ângulos
É pura lógica. Se você escrever o número na sua forma primitiva, verá que:

O número 1 tem um ângulo.
O número 2 tem dois ângulos.
O número 3 tem três ângulos e assim por diante
E o "O" não tem ângulo nenhum.

E como uma imagem vale mais do que mil palavras…
Porém ao longo dos anos estes números sofreram transformações perdendo essa idéia de ângulos, ou seja, eles tomaram formas para ficarem mais bonitinhos, formas arredondadas pela estética, pois nosso cérebro aprecia as formas arredondadas, tanto é que a maioria dos homens adora mulheres com curvas bem feitas, por esse gosto que nosso cérebro tem pelo redondo, então foi ajustado para os números que temos hoje. 
Então essa foi a curiosidade do dia, depois posto sobre mais alguma coisa interessante (: 
Beijos pras nerds e abraços pros cdf's 
;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário