sábado, 10 de julho de 2010

O que é Engenharia de Produção ?

Bem, primeiro quero começar dizendo: Acho é pouco o Bruno e sua gangue serem presos, mas ainda acho a justiça no Brasil muito falha! ):
Pronto, agora vamos ao que interessa, Engenharia de produção, essa é a engenharia que eu faço pra que não sabe, e pra quem esqueceu, vou explicar um pouco do que é, e pra que que serve.
Primeiramente, engenharia de produção é sinônimo de Desempenho, pronto já disse tudo... kkkk'


Segundo a ABEPRO, Associação Brasileira de Engenharia de Produção, “Compete à Engenharia de Produção o projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia.Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da Engenharia” 

Tipo, um empresário está com problemas em sua empresa, seja em qual área for, ele chama o eng, de produção pra colocar ordem na casa. Resumindo, eng. de produção eu costumo chamá-la de engenharia de pessoas ou eng. humana, por que é a mais humanista das engenharias, civil é construção, elétrica circuitos, de alimento comida e etc... eng. de produção mexe com gente :D   
Mas para se formar o cara tem que estudar muuito, ser bom em várias coisas, pois estuda de tudo um pouco, só pra terem uma idéia até língua portuguesa eu vou ver, tristeza. Só pra terem idéia olha aí as áreas de conhecimento que abrange: (a direita) 
Pois é, tem que estudar, ainda mais cálculo, mas nem tudo é ruim, tem tudo que eu gosto, matemática, computação, e desenho, muuuuuito desenho kkkk'
É um curso novo, mas que já tem muita atuação no mercado, um eng. de produção trabalha em qualquer lugar que tenha gente, seja organizando a linha de produção, auxiliando na ergonomia dos trabalhadores (melhorando a maneira de sentar, postura e tals),  gerente, supervisor, tudo quanto é coisa dá pra trabalhar. Remuneração não é lá igual a um jogador, nem cantor sertanejo, mas é digno do esforço e do trabalho que um engenheiro faz para manter a ordem, e a organização, e o mais importante de tudo, dar lucro pro patrão.
Como uma noção da atuação de um eng. de produção vejam essa imagem de alguma áreas que o engenheiroa de produção pode trabalhar: 
É são muitas por isso tem que estudar meeesmo, não fico desanimado, já terminei o primeiro período, então faltam mais 4 anos e meio, ainda tem muito chão pela frente, quando estou desanimando lembro que sou é muito sortudo por ter essa oportunidade de terminar uma faculdade, coisa que muitos almejam e alguns conseguem, lembro muito bem de um professor que dizia: "Pow entrar é fácil eu quero ver é você sair de lá."
vamos ver então, vou terminar ainda vou lá mostrar meu diploma pra ele kkkk'
Pra terminar vou deixar uma imagem chocante que me mostram, nada contra ninguém leitores, respeito todas as engenharias como uma só, mas vou mostrar só por que achei comédia: (a esquerda)
kkkkkk' o cara que fez isso é muito sacana, mas eu achei comédia,além de muito criativo.
Pois é isso aí, agora podem ficar se perguntando: "Uai por que esse esquisito escolheu a eng, de produção?" eu respondo, eu já faço um curso técnico de Supervisão da produção, ameei essa área empresarial, de onde se vê maquinas, pessoas, produtos, e decidi então seguir esse rumo na minha vida, e aposto no meu sucesso, e no sucesso dos meus amigos, quem faz o curso bom é o aluno e não os
professores. Tá aí um poema interessante sobre esse engenharia:

Engenharia de produção
É um curso engraçado
Tem tanta habilitação
Que deixa o cabra aluado
Vai de aspirante a servente
De senador o suplente
Só num se fica parado

Você pode trabalhar
Nessas seguinte função:
Tratar da ergonomia
Da linha de produção
Mas se também preferir
Pode muito bem gerir
Da firma a fabricação

Na área do marketingue
Parte de planejamento
Desenvolvendo produtos
Usando do treinamento
Em estatística avançada
A muito custo gravada
Junto a seu conhecimento

Sem falar na segurança
Dos operários mamão
Metê-los uns capacetes
E umas luvas nas mãos
Um tapador de ouvido
Pra abafar alarido
E tá ganha outra função

É por isso que eu digo
Sem nenhuma prepotência
Esse curso é o futuro
Falo por experiência
Por que tu nele entrando
E lá dentro não endoidando
Garante a sobrevivência.
Termino por aqui esse post, um beeijo para as meninas e um abraço para todos, espero que tenham gostado e me perdoem por qualquer coisa, agradeço muito sua paciência! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário