sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Os benefícios do bocejo

Boa tarde a todos, ou bom dia, ou boa noite...

Hoje estou afim de falar de uma curiosidade das mais interessantes, que eu mesmo nunca reparei: o bocejo. Todos nós, quando bate aquela preguiça ou aquele sono, principalmente eu que acordo todo dia cedo, bocejamos muito, eu mesmo fico muito grilado com isso, mas pesquisando vi que isso tem seus benefícios, ainda bem, e vou listar algum deles aqui, por exemplo:

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Bocejar ajuda a resfriar o cerebro e melhora a atenção. Da próxima vez que alguém reclamar de um bocejo seu, pode responder: “bocejo, porque quero prestar mais atenção em você”. Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”.

Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de gás carbônico no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar(até 30%) e o organismo se equilibra. Isso porque a quantidade de oxigênio na corrente sangüínea aumenta.

Você já percebeu que o bocejo é contagioso? Já?
Mas talvés o que você não saiba é que agora cientistas descobriram que as pessoas gentis são mais suscetíveis à transmissão.

O psicólogo Steven Platek, da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), e seus colegas da Universidade do Estado de Nova York mostraram um vídeo com uma pessoa bocejando a um grupo de 65 estudantes. Os que abriram a boca diante da tela apresentaram maior pontuação num teste psicológico medindo a empatia. Os estudantes imunes ao contágio eram, por outro lado, menos predispostos a reconhecer que um insulto pode ofender outra pessoa.

Falando nisso, é bom comentar que a falta de sono afeta o combate a doenças e dormir também afeta no raciocínio, após uma dura aula, ou chata como quiser, você chega em casa e dorme, quando você está dormindo está descansando o corpo, mas ao mesmo tempo está organizando tudo que se passou enquanto estava prestando atenção, já acordou com dor de cabeça? Pois é, é por que acumulou muita informação para ser organizada na sua mente, por isso o sono da tarde é tão importante para os estudantes matutinos, mas é claro que dormir demais também ninguém merece. ¬¬'
Resumindo, pode bocejar bastante, isso não é falta de educação pra ninguém, só te beneficia, faz você prestar mais atenção na aula e ajuda na oxigenação do seu cérebro.

Ótimo fim de semana a todos,
beijos para as dorminhocas, e abraço pros sonecas rsrs' ;D
;*

2 comentários:

  1. Nossa que legal!
    Vou mostrar esse post para a professora Marilene,porque eu bocejo muito, aí ela diz que eu sou muito despersa!
    kkkkkkkkkkkkk...
    bjo!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk'

    eu ri pipoka, fala pra ela
    que ao bocejar está é tentando
    prestar mais atenção na aula, é tudo
    questão de ponto de vista ^^'

    ;*

    ResponderExcluir